Inoar investiu mais de R$ 1 milhão no Projeto Beleza Solidária

Idealizado por Inocência Manoel, projeto pretende ampliar sua área de atuação para além da recuperação da identidade feminina

Implantado em 2010, com mais de 7 mil mulheres atendidas, o projeto Beleza Solidária já recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos para atender e  proporcionar a mulheres uma transformação em suas vidas, começando pelos cuidados com os cabelos. O início do projeto se deu na cidade de Assis, interior de São Paulo, e priorizou mulheres de baixa renda e/ou desempregadas, que em comum tinham a autoestima abalada. Após se redescobrirem, muitas ficam encantadas com o poder da beleza como meio de transformação e se inscrevem para fazer o curso de capacitação de cabeleireira dado pelo projeto.

“Temos muitas histórias de mulheres que tiveram sua autoestima resgatada e se tornaram uma profissional da beleza por causa disso. Elas mesmas contam que o cuidado com o visual se mostrou um propulsor capaz de transformar suas realidades. Por isso, muitas querem fazer o curso de capacitação para se tornarem cabeleireiras. Depois de formadas, ainda as incentivamos a empreender. A Inoar doa os produtos e o projeto ajuda com o mobiliário básico para que possam atender suas clientes”, conta Inocência Manoel, idealizadora do projeto e fundadora da Inoar Cosméticos.

O sucesso do Beleza Solidária é tão grande que tem se espalhado por outras cidades brasileiras e até em outros países. Recentemente, a Cônsul do Marrocos, Rita Thomas, esteve no Brasil para fechar parceria com o Projeto Beleza Solidária e para definir maneiras de levá-lo para o seu país. “Conheci a Cônsul quando fui pesquisar novas matérias-primas para os nossos produtos no Marrocos, foi quando também contei a ela sobre o nosso projeto e como ele ajuda a resgatar a autoestima de mulheres de baixa renda ao tratar seus cabelos e, depois por meio da profissionalização, proporcionar oportunidades para seguir no ramo da beleza, para aquelas que se sentem tocadas pela profissão”, lembra Inocência.

Para 2015, a ideia do projeto Beleza Solidária é ampliar sua atuação incluindo novas áreas, como gastronomia, capacitação de copeiras e garçons, formação básica de jovens e adultos, entre outras, para ajudar homens e mulheres a traçarem novos caminhos. Para isso, será inaugurado em breve o Memorial e Centro de Capacitação e Artes Manoel, na cidade de Assis (interior de São Paulo) onde o projeto teve início, que sediará as novas atividades e a diretoria do projeto.

Novas trajetórias

O projeto coleciona transformações de vidas. Muitas mulheres se tornaram provedoras da casa, deram uma reviravolta em seus caminhos. “Temos muitas histórias que exemplificam isso, mas apenas para exemplificar vou contar uma delas. Depois de regastar a autoestima e fazer o curso de capacitação, uma das participantes prosperou com o salão e contratou o marido desempregado para ajudá-la. Hoje ele é o responsável por lavar os cabelos das clientes. Casos como este nos mostram que as pessoas só precisam de uma injeção de autoestima e de uma oportunidade para reescrever sua própria história”, conta a idealizadora do Beleza Solidária. “Vontade não falta a muitas delas.”

Reconhecimento do Beleza Solidária

O sucesso do Projeto é tão grande que, em 2012, foi indicado pela primeira vez ao prêmio de Melhor Ação Social, da revista Cabelos & Cia (uma das publicações do segmento da beleza mais importantes do país), alcançando o terceiro lugar por meio de voto popular. Neste ano, mais uma vez, concorre na mesma categoria.

Os prêmios Chico Mendes, FIESP e CIESP também figuram na galeria de Inocência Manoel e, em agosto último, foi agraciada com o titulo de Embaixadora da Paz, iniciativa da ONG Mulheres Pela Paz Mundial, e agora com a Cruz de Reconhecimento Social e Cultural e o título de “Dama Comendadora” pela Câmara Brasileira de Cultura, ONG brasileira que apoia todas as manifestações de arte, estimula a pesquisa nas áreas Científica e Humana, estabelece intercâmbio cultural com outros países, investe na criança visando à formação do cidadão, identifica e homenageia personalidades e empresas que se destacam no meio acadêmico ou com projetos sociais e culturais.

“Sem dúvidas, o que mais me alegra é a certeza de estarmos indo pelo caminho certo, ajudando de fato estas mulheres a aumentarem sua autoestima e proporcionando a chance delas descobrirem uma nova profissão na área da beleza”, conta Inocência Manoel.

O Projeto mantém parcerias com várias outras iniciativas, tais como: FIRMA ONG, PROJETO LAR FELIZ e INSTITUTO RESSOAR (todos de São Paulo), ONG VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO e PROJETO NOVA CANAÃ, ambos na Bahia, ESCOLA DE CABELEREIROS AVA em Minas Gerais, além da parceria com o INSTITUTO RONALD MC DONALD. Também contribui mensalmente com produtos para os cursos de cabeleireiras do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

Ainda associado ao Beleza Solidária, a Inoar ajuda também outro Projeto, O Beleza Contra a Pobreza, que distribui produtos em regiões carentes como Taboão da Serra, em São Paulo, e localidades de Minas Gerais e Bahia. “De alguma maneira levamos um pouco de bem-estar, de cuidado a quem precisa. Sabemos o quanto é bom se sentir bonita e cuidada, como isso influencia em muitos aspectos de nossa vida”, afirma Inocência Manoel.

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários estão marcados *