O Projeto Beleza Solidária, uma iniciativa idealizada e criada pela empresária e fundadora da Inoar Cosméticos, Inocência Manoel, busca resgatar a autoestima de mulheres de baixa renda por meio, primeiro tratamento seus cabelos com produtos de primeira linha, e depois por meio da profissionalização proporcionando oportunidades para seguir no ramo da beleza – para aquelas que se sentem tocadas pela profissão.
“Primeiramente cuidamos da autoestima destas mulheres, recuperando seus cabelos e doando produtos para que elas possam cuidar da manutenção dos fios. Durante este processo, muitas se apaixonam pelo resultado e têm interesse em aprender a profissão de cabeleireira. É ai que começamos a profissionalizá-las, dando todo o suporte para desenvolver suas aptidões. Ou seja, a INOAR doa toda mobília e todo material necessário para montar um salão de beleza, dando apoio e incentivo às mulheres de baixa renda para ingressarem no mundo empresarial e empreendedor”, conta Inocência Manoel, fundadora da Inoar e que começou sua carreira como cabeleireira, se tornando depois conhecida como “alquimista dos cabelos” por seus produtos inovadores.
O sucesso do projeto é tão grande, que em 2012, foi indicado pela primeira vez a concorrer ao prêmio de Melhor Ação Social, da revista Cabelos & Cia (uma das publicações do segmento da beleza mais importantes do país), alcançando o terceiro lugar por meio de voto popular. No mesmo ano, o Projeto foi homenageado com o PRÊMIO CHICO MENDES. Neste ano, mais uma vez, o Beleza Solidária concorre na categoria “Melhor Ação Social”.
O projeto também faz doações de produtos e tem parcerias com vários outros projetos de cunho social, tais como: FIRMA ONG (Associação Favela Igualdade Respeito ao Menor Adolescente), localizada em Taboão da Serra/SP; INSTITUTO RESSOAR; ONG VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO e PROJETO NOVA CANAÃ, localizados em Irecê/BA, que prestam atendimento médico aos alunos do projeto e à população em geral; INSTITUTO RONALD MC DONALD; ESCOLA DE CABELEREIROS AVA em Muriaé/MG, que oferece cursos destinados a mulheres carentes; PROJETO “LAR FELIZ”, em Jaguariúna/SP, que abriga crianças e adolescentes carentes; entre outros. Além disso, contribui mensalmente com produtos para os cursos de cabeleireiras do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Por meio destas ações, a fundadora da Inoar quer mais que mais pessoas possam se inspirar e ver que é possível mudar sua realidade. Atualmente, mais de 7 mil mulheres já foram beneficiadas.
Adicione seu comentário